HISTÓRIA DO TRIATHLON

HISTÓRIA DO TRIATHLON

HISTÓRIA DO TRIATHLON 

A palavra triathlon, vem do grego, a qual, athlon significa combate, e tri, três combates. O triathlon consiste no domínio, de três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida, sendo uma seguida da outra interligada por peródos de transição.

De acordo com a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTRI), o triathlon surgiu em San Diego em 1974, num clube de atletismo, onde os treinadores prescreviam treinos alternativos durantes as férias, a fim de manter o condicionamento de seus atletas; tais como, a natação e o ciclismo. No retorno dessas férias, os atletas deviam comprovar seus treinamentos, para tanto eram feitas então competições lúdicas, na seguinte ordem: natação, ciclismo e corrida; o que agradou muito os participantes. Aos poucos as distâncias das modalidades foram se ajustando às demandas dos atletas, e se tornando cada vez mais populares, com mudanças e ajustes de percurso, natação em águas abertas por exemplo.

Em março de 1989, na cidade de Avignon, na França, foi fundada a International Triathlon Union (ITU), devido ao aumento de participantes e da modalidade. Atualmente o triathlon é praticado por mais de 1 milhão de pessoas, sendo seu principal público atletas amadores (CBTRI, 2019).

O ano de 2000 representou um marco na história do triathlon mundial. A modalidade passou a integrar oficialmente o programa olímpico nos Jogos de Sydney, na Austrália.

Em 2020, as principais distâncias na modalidade triathlon, estão descritas no quadro a seguir, segundo a Confederação Brasileira de Triathlon.



Natação

Ciclismo

Corrida

Sprint (Short)

750m

20km

5km

Standard (Olímpico)

1,5km

40km

10km

Longa Distância

3km

80km

20km

Longa Distância

4,5 km

120

30km

Mixed Relay

300m

8km

2km

Meio IRONMAN® (70.3)

1,9km

90km

21km

IRONMAN® (140.6)

3,8km

180km

42km


“FENÔMENO” IRONMAN 

O IRONMAN, surgiu no Havaí na ilha de Oahu, como um desafio entre ex-oficias da marinha, que levaria a combinação entre natação, ciclismo e corrida, para um outro nível. De acordo com a CBTRI, em outubro de 1977, o ex-oficial John Collins sugeriu então uma prova contendo as três modalidades, praticadas de forma sucessiva e sem intervalos. Quem as concluíssem em menor tempo seria conhecido como “IRONMAN”, ou “Homem de Ferro”, e meses depois da proposta, em fevereiro de 1978, 15 atletas participaram da sua primeira disputa.

Após seu surgimento, o IRONMAN deixa de ser apenas uma disputa dos homens e mulheres de ferro, e passa a popularizar o triathlon mundo a fora, sendo a marca IRONMAN®, uma das franquias esportivas mais bem sucedidas de todos os tempos (CBTRI, 2019).

O triathlon foi alavancado com o surgimento do IRONMAN®; a marca tornou-se sinônimo de força, resistência, superação e saúde. Criou-se um nicho no mercado esportivo que olha para estes atletas amadores, percebendo o nível de competitividade, a busca por melhores desempenhos, aumento do investimento econômico e pessoal dos participantes, sem contar a mudança de padrões e estilo de vida.

A bandeira IRONMAN® promeve provas de triathlon pelos 5 continentes, com aproximadamente 150 etapas, e número cada vez maior de participantes. Hoje o Brasil sedia 6 etapas do IRONMAN®, sendo 5 provas na distância 70.3 e uma prova na distância FULL, esta última classificatória para o Mundial de IRONMAN® em Kona no Hawai.